ARTIGOS
CONTATO

Plataforma para vender cursos online (LMS, e-learning) para te colocar no 1° lugar do seu nicho.

Por Fernando Arbex

Tempo est.: 13 minutos
Você vai descobrir as principais ferramentas utilizadas para construir um sistema e cursos online completa com o melhor custo benefício

Você sabe como fazer alguma coisa, talvez seja habilidade manual, ou como tirar fotos incríveis, ou às vezes como administrar um negócio. Ensine o que você sabe. Comece criando um curso.

Cursos online são uma ótima maneira de compartilhar sua experiência e conhecimento e podem ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro. No entanto, a maioria das pessoas não sabe como funcionam ou como configurá-los. 

Este artigo mostrará as melhores ferramentas para constuir uma plataforma para vender cursos online (e-learning) super poderosa com o melhor custo benefício do mercado, sem a necessidade de programação.

A plataforma de e-learning

A plataforma para vender cursos online, também conhecida como plataforma ead, e-learning, plataforma de cursos online LMS (Learn Managament Sistem) é algo de extrema importância, Isso é inegável.

Você já deve ter se perguntado, qual a melhor plataforma de curso online? Qual plataforma hospedar meu curso? Ou ainda Como montar plataforma de curso online?

Não só vou responder a essas perguntas como vou revelar aqui o porquê da escolha da plataforma que uso hoje nos meus negócios. Isso é muito importante pois foi uma decisão acertada lá no início da empresa que contribuiu de inúmeras maneiras.

Ao pesquisar plataformas internacionais consolidadas no Google resultou em muitas opções, das quais se destacavam a Udemy, Thinkific, Kajabi, Teachable e LearnDash

Logo de início você percebe que o valor para começar é baixo o que torna bem atrativo, sem falar que está quase tudo pronto e tudo que precisa fazer é preencher as informações, subir as imagens e vídeo. 

Entretanto, ao aumentar a quantidade de alunos a coisa fica séria, sem falar que o preço é em dólar e desde 2014 o dólar vem aumentando consideravelmente, além disso são plataformas engessadas, o que me fez procurar no mercado nacional.

No mercado nacional se destacava a Hotmart e a Eduzz. Na Hotmart eu tive uma aversão forte, pois usei como cliente a plataforma deles, e mesmo com o app a experiência sempre me pareceu muito limitada, pobre e algumas vezes lenta.

Olhando somente em termos de negócio a taxa de quase 10% do faturamento não é nada atraente. Na Eduzz a coisa já fica um pouco melhor em termos de taxas, entretanto ainda tem os mesmos problemas de plataforma limitada.

O que sobrou? Plataformas abertas. Software Livre. Esse é o mundo que eu vivo. Uso Linux diariamente como único sistema operacional desde 2007. Uso software livre ou gratuito para quase tudo que faço. 

Me pareceu uma escolha sábia usar uma plataforma aberta e como já tinha experiência em criar sites no WordPress pesquisei plataformas de ensino que funcionassem nele. Pesquisei algumas opções mais consolidadas como LearnDash, TutorLMS e LifterLMS.

O LearnDash se mostrou a plataforma mais utilizada, com melhor custo benefício e que atendia as minhas necessidades na época pois além de tudo é uma plataforma de cursos online com certificado.

plataforma de e-learning LearnDash
Interface padrão do LearnDash

Integração / Automação

Para qualquer negócio, seja ele digital ou não, é importante ter sistemas que se comunicam uns com os outros. 

Exemplo: Em uma loja física os caixas possuem um sistema que se integra a sistemas de emissão de notas fiscais, cupom fiscal, gestão de estoque, softwares de Recursos humanos entre outros. 

O mesmo vale para um negócio digital. O LMS (Learn Management System), em português Sistema de Gestão de Aprendizagem, deve integrar com outros sistemas.

Alguns desses sistemas são os que emitem a NF-e ou NFS-e (nota fiscal eletrônica ou nota fiscal de serviço eletrônica), CRMs, sistema de automação em marketing como o ActiveCampaign, Mailchimp, ConvertKit, FluentCRM etc e diversas outras automações / integrações.

Um fluxo que usamos na GO FOR IT logo que o cliente finaliza a compra é:

Envia um WhatsApp para o cliente dando boas vindas, cria a conta no sistema de LMS, matrícula no curso correspondente à compra, adiciona o contato na lista de cliente com a tag correspondente (CRM), envia um email de boas vindas com dados de acesso, adiciona em um grupo de estudos e manda uma mensagem privada.

Todo esse processo torna onboarding do cliente em uma experiência satisfatória evitando possíveis cancelamentos/reembolsos por não deixar o cliente frustrado logo que fez a compra.

Para automação no WordPress existem dois aplicativos que usei e recomendo bastante: o Uncanny Automator e o AutomatorWP. Atualmente uso o Uncanny Automator em praticamente todos os negócios online que construo e com ele você faz as automações de onboarding que citei acima.

Criando uma automação no Uncanny Automator

Email marketing / CRM

Todo negócio deveria ter um canal de comunicação com seus clientes. O canal de comunicação online mais conhecido e utilizado ainda é o bom e velho email. 

Eu não sei quanto a você, mas eu abro as minhas caixas de e-mails todos os dias, sem exceção. Vejo os emails que me interessam, apago os que não me interessam e marco como lido os que não quero apagar mas não quero ler no dia (servem como estudo de copy - se você é de marketing vai me entender).

Sendo assim, um sistema que gere a comunicação via e-mail é de extrema importância. Atualmente eu uso um CRM que funciona no próprio WordPress chamado FluentCRM

Se você está no começo e tem uma lista pequena (até 20k contatos) ele vai te atender muito bem. 

Para ser sincero dependendo da sua necessidade e hospedagem você pode ter uma lista muito maior. A maior limitação dele não é o tamanho da lista, e sim a velocidade de envio das mensagens. 

Portanto, se você não tem urgência que a mensagem chegue em um certo horário pode tranquilamente ter uma lista acima de 100k contatos.

Caso tenha uma lista muito grande e precisa enviar rapidamente os emails, então você tem que partir para outro sistema que eu recomendo, o Mautic.  

Ambos CRM são muito poderosos e você consegue fazer automações muito avançadas com eles. O grande diferencial aqui é que são sistemas que reduzem drasticamente o seu custo.

Faça uma pesquisa rápida e veja quanto custa a mensalidade acima 2k contatos em plataformas como Mailchimp, ActiveCampaign e ConvertKit. E mesmo que você não envie uma sequer mensagem você será cobrado igualmente.

Claro que você pode comprar somente os créditos, mas mesmo assim o custo por envio de mensagem é muito maior. 

Para se ter uma idéia, mandando as mensagens usando o FluentCRM integrado com a Amazon SES você terá um custo de apenas $0,10 para cada 1.000 e-mails. Isso mesmo, apenas 10 centavos de dólar para cada 1k e-mails enviados.

Uma lista de 25k contatos você irá gastar apenas $2,5 dólares. Se enviar 1x por semana para esta lista seu custo é de apenas $10 dólares enquanto no ActiveCampaign te custaria $99 p/ mês. 

Mesmo que você envie todos os dias um email pelo FluentCRM seu custo não passaria de $75 (25k contatos x 30 dias), uma economia de quase 25%. E sejamos sinceros, você vai enviar e-mail todos os dias? 

Interface da automação do FluentCRM

Sitema de suporte online

Uma plataforma de estudos precisa ter um sistema de suporte online com sistema de gerenciamento de tickets pois isso torna tudo mais profissional e dependendo da quantidade de alunos sem um sistema apropriado você/sua equipe vai acabar se perdendo.

O sistema de tickets de suporte facilita o gerenciamento e monitoramento dos chamados. Como todos os contatos entre clientes e agentes são documentados, é muito mais fácil acompanhar os pedidos em andamento, rastrear todas as interações e acompanhar o cliente até que o chamado seja finalizado.

Se você pretende oferecer uma experiência omnichannel para o seu cliente, precisa investir em um sistema de tickets de suporte. Isso garante que todas as informações serão armazenadas em um único lugar e poderão ser acessadas rapidamente, independentemente do canal que o cliente realizar o chamado.

Atualmente utilizo o Fluent Support que super indico pois além de ser uma excelente ferramenta de suport omnichannel ele é um plugin para o WordPress, ou seja, é seu - sem mensalidade cara e se integra muito bem ao ecosistema do WordPress.

Veja alguns dos principais recursos do sistema:

  • Atribuição Automática de Agente
  • Respostas pré-salvas
  • Detecção de colisão
  • Tageamento
  • Rastreamento de atraso de resposta
  • Ações em lote
  • Agentes de suporte ilimitados
  • Tickets ilimitados
  • Personalizar notificação por e-mail
  • Agentes baseados em produtos
  • Campos personalizados
  • Filtragem avançada
  • Responder via Slack e Telegram
  • Criar ticket com e-mail
  • Automação do fluxo de trabalho
  • Modelos de resposta
  • Bilhete de convidado sem login
  • Classificando tickets
  • Resposta de ticket em massa
  • Resposta em movimento
  • Gerenciamento de prioridades
  • Ver registros de atividades
  • Relatório de desempenho
  • Notas internas

Funil de vendas

Se você vende online, você vai precisar de um funil de vendas para tornar a experiência de compra mais atrativa e otimizada. 

Um funil de vendas nada mais é do que uma sequência de passos (jornada) que o cliente faz através das páginas (landing pages) até concluir a compra. Uma configuração básica de funil é uma página de vendas, carrinho de compras e página de agradecimento.

Existem diversas plataformas nas quais você pode construir seu funil de vendas, tanto SaaS quanto baseadas em CMS gratuitos como o WordPress. Dentro do WordPress você ainda tem várias opções de Page builders.

Dos Page Builders mais conhecidos para WordPress temos o Elementor, Divi, Beaver, Oxygen e Bricks . Você provavelmente já se esbarrou ou usa um destes. Se você quer criar uma página realmente profissional eu indico o Bricks ou o Oxygen.

O que a grande maioria dos produtores digitais e agências costumam fazer é criar uma página de vendas no Elementor, adicionar o carrinho da Hotmart ou Eduzz e criar uma página de obrigado no próprio Elementor.

Como eu disse no começo deste artigo, eu gosto de manter a maior lucratividade com o melhor custo benefício, sendo assim, eu não utilizo nem a Hotmart, nem a Eduzz como carrinho de compras. 

A principal vantagem é que eu tenho uma infinidade de serviços de gateway de pagamento que posso escolher como PagSeguro, MercadoPago, Paypal, Stripe, Ebanx, Iugu, Juno, Pagar.me, Vindi e muitos outros. 

Eu particularmente utilizo a Vindi que também lida com recorrências e nela encontrei a melhor taxa para o meu negócio. 

Atualmente o cartão de crédito parcelado pagamos somente 2,09% o que é muito mais atrativo que pagar 4,99% para a Eduzz ou 9,8% para a Hotmart, não é verdade?

Em contrapartida a esta melhor taxa, eu tenho que lidar com a complexidade de gerir o carrinho de vendas - não é nada de outro mundo, só tem uma pequena curva de aprendizado. 

Isto envolve um sistema de e-commerce para o WordPress, funil de vendas, gateway de pagamento, sistema de emissão de nota fiscal e, no meu caso, integração com a plataforma de cursos que fica em uma instalação separada (mais a frente explico o porquê) e disparo de boas vindas para o WhatsApp do cliente.

Esta complexidade afasta muitas pessoas pois de fato requer mais conhecimento técnico e mais tempo para gerir. Porém oferece mais flexibilidade, lucratividade e melhor experiência para o cliente.

O meu funil de vendas é composto pelo WooCommerce, CartFlows, Oxygen para criar as páginas, Vindi como gateway de pagamento, Uncanny Automator para automatização e WpNotif para envio de mensagens no WhatsApp.

Instalação separada

Se você acredita que vai ter um fluxo grande de pessoas acessando a sua página de vendas e uma quantidade de alunos considerável, então é uma sábia decisão você separar o sistema de compras da plataforma de estudos.

No início da GO FOR IT nós tínhamos apenas uma instalação contendo tudo. Mas à medida que começamos a crescer a minha preocupação com escalabilidade e segurança aumentou e então decidi separar as instalações. 

Foi a melhor decisão que tomei como responsável técnico da plataforma.

Alguns lançamentos depois a nossa página de vendas travou devido a quantidade de acessos simultâneos, porém a nossa plataforma de estudos não se afetou nem um pouco, preservando a experiência dos nossos alunos.

Algumas das principais vantagens são a redução de pontos de falha, melhor desempenho, menos plugins, mais facilidade para descobrir bugs e maior escalabilidade.

Como principal desvantagem é a complexidade de fazer os sistemas se comunicarem e a perda da forte conexão com o CRM. 

A verdade é que decidi ter 3 sites separados para nosso negócio. Uma plataforma de estudos, uma plataforma de funil de vendas e o Blog de conteúdo. Cada um em seu servidor e instalação totalmente separada.

Como mencionado anteriormente o sistema que liga essas plataformas é o Uncanny Automator. De forma resumida vou escrever como funciona a automação quando um cliente faz a compra.

Para facilitar vamos chamar a plataforma de estudos de Site A, a de e-commerce de Site B e a de Blod de Site C.

No Site A contém:

  • LearnDash (Sistema de LMS)
  • Automator (Sistema de automação)

No Site B contém:

  • WooCommerce (Sistema de e-commerce)
  • CartFlows (Funil de vendas)
  • Automator
  • WpNotif
  • Oxygen

No Site C contém:

  • Blog
  • CRM 
  • Automator
  • Fluent Forms (Sistema de formulários)
  • Oxygen

O Site C, que é o Blog, é onde criamos as páginas de informações dos nossos eventos, páginas de cadastro, página de evento/lançamento e é onde os prospectos podem acessar nossos conteúdos gratuitos. 

O site B é o nosso funil de vendas contendo normalmente uma página explicando nosso produto, uma página de preços, uma página de carrinho e uma página de obrigado.

O Site A é somente a nossa plataforma de estudos.

Quando o cliente faz a compra no Site B, é enviado um webhook para o Site A através do Automator. 

O Site A recebe este webhook, verifica se o email do webhook consta na base de usuários, se não tiver, ele cria o usuário, adiciona ele aos cursos da compra que fez, envia um email de boas vindas, envia um webhook para o site C para cadastrar no CRM.

O Site C ao receber o webhook verifica se o contato existe na base. Se existir ele altera a lista de Lead para Cliente, se não existir ele cria o contato na lista de Cliente, adiciona a tag correspondente ao lançamento e adiciona na automação de emails de onboarding.

De forma resumida é isso. Ainda farei uma postagem explicando algumas automatizações na prática. Se te interessa muito, não esqueça de me mandar uma mensagem me cobrando 🙂

Hospedagem

A hospedagem é um fator crítico a se considerar. É importante escolher uma hospedagem que tenha um bom desempenho e que você consegue escalar rapidamente caso necessário.

A princípío você pode utilizar uma hospedagem um pouco mais barata, mas tenha em mente que mesmo sendo barata ela precisa ter um desempenho bom, caso contrário a experiência de uso dos usuários será limitada ou até mesmo prejudicada.

A maioria das pessoas escolhe uma hospedagem compartilhada. Elas são mais baratas porém normalmente tem um desempenho ruim. Dependendo do seu nível de conhecimento você pode usar hospedagens VPS diretamente como eu fiz ou se não tiver experiência, usar uma managed cloud hosting (hospedagem na nuvem gerenciada) no Kinsta ou Cloudways.

Se estiver com dúvida da melhor hospedagem, veja este artigo que detalhei as opções existentes no mercado e como você pode escolher a melhor hospedagem para o seu negócio.

Para descobrir a melhor hospedagem VPS, eu realmente tive que colocar a mão na massa. Fiz uma cópia da plataforma e testei concorrentemente a mesma instalação em 4 servidores com configuração similar. Os servidores foram da Digital Ocean, Linode, Closte e Vultr.

O que teve o melhor desempenho foi o Vultr com a instância Hight Frequency Compute (HFC).

Você pode começar com uma instância HFC por apenas $6 dólares ao mês e terá um desempenho elevadas vezes maior que uma hospedagem compartilhada. Fica a seu critério/necessidade contratar diretamente ou usando uma managed cloud hosting.

Serviço de VPS da Vultr

Gestão de servidor VPS

Gerir um servidor VPS na unha requer um bom conhecimento e trabalho, mas hoje não é preciso ter todo o trabalho manual pois existem algumas ferramentas que gerem muito bem seu servidor. Vou indicar duas conhecidas minhas - SpinupWP e Plesk.

Algumas facilidades e comodidades que essas ferramentas nos dão:

  • Instalação do sistemas Nginx, PHP, MySQL and Redis
  • Instalação do WordPress com um clique
  • Instalação do certificado de segurança
  • Backup automático do site e banco de dados
  • Mecanismos de segurança no servidor
  • Sistema de cache avançado
  • Redirecionamento em nível de servidor
  • Fácil clonagem e site de teste (staging)Fácil
  • Mover rapidamente um site para outro servidor
  • Acesso SFTP para seus clientes
  • e muito mais

Eu utilizo o SpinupWP e altamente indico pois eles tem uma interface muito clean e são especializados no WordPress que utilizo em todos os sites que construo.

Alguns recursos do SpinupWP

Backup e Segurança

Este é um ponto muito importante que eu gosto de dar muita atenção. O bakcup eu mantenho em nível de servidor e arquivo hospedado em outra localização geográfica com um provedor diferente, mas o que é isso exatamente Fernando?

Pensa no seguinte cenário: O servidor onde está o seu site/plataforma, no meu caso o Vultr, sofre algum ataque, danifique, pegue fogo no datacenter ou qualquer que seja o problema - ou desastre, você vai perder ou ficar parado por um bom tempo e isso pode ser péssimo para qualquer negócio sério.

Pensando nisso, como contigência eu faço o backup dos arquivos e banco de dados em um outro provedor, no meu caso a Amazon S3 em uma cidade diferente. Se o negócio for ainda mais crítico eu colocaria até em outro país - as vezes é o seu caso.

Além disso tem o backup em nível de servidor, ou seja, todo os dias o serviço de VPS - no meu caso o Vultr, faz um backup automático do servidor ao acréscimo de 20% do valor do container e 12h após o horário que é feito o backup dos arquivos.

Com esse sistema eu posso recuperar todos os meus dados com até 12h apenas de perda. Se for mais crítico seu negócio, você deve diminuir para cada 6h, 3h ou até de hora em hora.

Em nenhum desses cenários é utilizado algum plugin para WordPress deixando a instalação mais leve, menos sucetível a problemas de segurança, falhas e ainda pode economizar não usando um o plugin premium.

Segurança

A segurança também é outro fator que, na minha opinião, deve ser tratata a nível de servidor pelos mesmos motivos do bakcup.

Além do certificado SSL que hoje é praticamente obrigatório ter instalado em todos os sites, você deve ter mecanismos de segurança como um firewall, atualizações de segurança automáticas entre outros.

Se quiser dar um passo além pode implementar com 1-clique a segurança contra DDoS na própria vult ou ainda usar um serviço como o CloudFlare.

CDN (Content Distribution Network)

O CDN é outro elemento que traz desempenho ao mesmo tempo que tira a carga do seu servidor pois uma parte considerável do seu site fica distribuído na borda, mais perto do seu cliente/prospecto, trazendo um ganho de performance e velocidade de carregamento.

Dois serviços que utilizo e recomendo é o BunnyCDN e a própria CloudFlare.

Considerações finais

Falei de forma resumida praticamente tudo o que envolve o processo e os principais elementos que compõem a estrutura do meu sistema de funil que vai desde a prospecção de leads até a finalização de compra.

Claro que ainda existe a questão do encantamento que ocorre com a interação com o aluno e a própria automação facilitando e ajudando o aluno no processo de aprendizagem.

Caso tenha interesse em saber mais sobre qualquer assunto aqui, não esqueça de de entrar em contato comigo. Minhas redes sociais estão em cada postagem assim como o formulário se cadastrar na lista de novidades.

Fernando Arbex

É empreendedor apaixonado por tecnologia e desenvolvimento humano. Trabalhando durante anos com a TI, acredita que o caminho para uma sociedade mais harmoniosa e justa será através do uso da tecnologia de maneira inteligente e consciente.

Não perca nenhuma novidade

Recentes de tecnologia
O que é o WordPress?
Como Ganhar Dinheiro Com Bitcoin e Outras Criptomoedas
Recentes de ferramentas
Unlock hidden content in Oxygen Builder
Integrando formulários do Elementor com Mautic e demais outros formulários de contato.
Recentes de reviews
Presto Player é o melhor player de vídeo para WordPress?
Especialista em construção de plataforma de ensino online (e-learning) com rede social própria, interativa e dinamica para infoprodutores, pequenos e grandes negócios.

Fique por dentro das novidades

Copyright © 2023 FernandoArbex.com
envelopegraduation-hat