CONTATO
Negócios
Tempo est.: 8 minutos

Escolha o melhor servidor de hospedagem para o seu negócio

Neste artigo falo sobre os diferentes tipos de hospedagem e te ajudo decidir qual delas você deve escolher para o seu negócio

Há mais de 8 anos criando sites de diferentes formas como e-commerce, sites pessoais e empresariais para clientes e para mim, sempre me preocupei com a qualidade da hospedagem.

Como estou no Brasil e, principalmente meus clientes, fazia mais sentido que eu hospedasse em serviços de hospedagem aqui do Brasil.

Comecei utilizando o UOL host ao qual havia registrado alguns domínios. Tive alguns problemas de lentidão para carregar as páginas e, pior ainda, alguns erros que eram da hospedagem e que o suporte insistia que era com meu site.

Como tinha experiência com Linux e instalação e configuração de serviços como servidor Web, DNS, E-mail etc resolvi simular um ambiente para servidor web em uma máquina virtual em meu PC com a ajuda do VirtualBox para testar o site localmente e ver se o erro persistia.

Como eu já desconfiava, o site funcionou perfeitamente em meu ambiente local, descartando assim a hipótese do suporte da UOL dizendo que o erro era em meu site. Isso me fez cancelar o serviço com eles e hospedar em outro lugar.

Testei mais alguns serviços de hospedagem no Brasil e o desempenho foi pífio, em todos eles. Muita lentidão o que para mim era inaceitável pois já naquela época haviam dados dizendo que a pessoa não ficava mais de 7 segundos esperando a página carregar antes de sair de vez do seu site para nunca mais voltar - hoje é muito menor e está na faixa de 3s e cada vez o Google dá mais peso a este fator.

Frustrante! Sendo assim, tive que olhar para fora.

Só para adiantar, hoje eu uso a hopedagem VPS da Vultr, mais especificamente uma High Frequency Compute que testei paralelamente com 4 outros grandes que foram a Digital Ocean, Closte (Usa os servidores da Google) e Linode.

Para melhor entendimento vou fazer aqui uma breve explicação dos diferentes tipos de hospedagem de websites e quais critérios eu uso antes de escolher uma solução. Se você já conhece sobre os diferentes tipos de hospedagem, você pode pular esta parte e continuar sua leitura aqui:

Critérios para selecionar a sua hospedagem

Dentro os principais critérios que eu uso para selecionar um servidor para hospedar os meus sites e sites de clientes, são eles:

  • Velocidade - Este critério tem a ver basicamente com a velocidade a qual seu site irá carregar.
  • Suporte - Um critério importante que tem a ver quando seu site apresenta algum erro ou comportamento estranho e uma equipe de suporte vai te ajudar a solucionar o problema para você ou te direcionar a solucionar. Para mim este é um fator muito importante pois mer$#%a sempre acontece 🙂
  • Segurança - Se a hospedagem oferece gratuitamente um certificado SSL o que hoje em dia é uma exigência básica. Um outro lado da segurança é se a hospedagem oferece algum tipo de proteção proativa contra ataques de força bruta, ataques DDoS (Ataques distribuídos de negação de serviço), escaneamento de vulnerabilidades e até mesmo remoção de malwares caso seu site tenha alguma vulnerabilidade explorada.
  • Diferenciais - Se a hospedagem oferece algum tipo de vantagens como áreas de teste (staging), backup automático, painel intuitivo, escalonamento automático (aumentar a capacidade do servidor como CPU, HD, memória) etc.

Os diferentes tipos de hospedagem

Quanto ao tipo de hospedagens, as mais conhecidas são:

  • Hospedagem compartilhada.
    É o tipo de hospedagem mais simples e barata e que muitos começam por aqui. Este tipo de hospedagem não possui muitos recursos e normalmente ela oferece somente hospedagem de site em WordPress com suporte limitado e normalmente muito lento.
  • Hospedagem compartilhada com cPanel
    Este tipo de hospedagem é um pouco mais avançada em termos de recursos e desempenho. Você consegue gerenciar seus próprios sites, criar contas de e-mails, acessar os sistemas de arquivos, gerenciar o DNS entre outras funcionalidades. Em resumo, posso dizer que você terá mais liberdade e controle dos seus sites e possível melhora no desempenho.
  • Cloud hosting (hospedagem na nuvem)
    A Cloud Hosting pode ser resumida como um contêiner dedicado de recursos, sem painel de controle e sem tipo de suporte. Se qualquer coisa acontecer, você estará por conta própria.

    Posso dizer que neste tipo de hospedagem você terá acesso a maiores recursos de hardware, e muitas vezes melhor performance, pelo menor preço. Tudo isso e ainda com possibilidade de expansão praticamente ilimitada podendo hospedar sites com inúmeros acessos simultâneos sem que o mesmo saia do ar.

    Este tipo de hospedagem não serve para os que possuem poucos conhecimentos técnicos. Você precisa ter conhecimentos de instalação e configuração de serviços web, terminal do linux, ssh, saber ler logs de sistema para descobrir por erros e mal comportamentos, além de muitas outras coisas que requerem uma certa expertise.

    A verdade é que este tipo de hospedagem é fascinante do ponto de vista das possibilidades mas como eu disse, não é para todos.

    Você precisa ter bons conhecimentos técnicos ou contratar alguém que para tomar conta para você.

    Existe algumas formas de facilitar,e muito, a gestão dos servidores usando ferramentas como o Plesk, SpinupWP, BunnyShell entre outros.

    Eu mesmo passei a utilizá-las e recomendo altamente. Farei um post dedicado a estas ferramentas se a tiver interesse suficiente das pessoas.

  • Managed cloud hosting (hospedagem na nuvem gerenciada)
    Esta nova categoria surgiu mais recentemente que é a hospedagem na nuvem gerenciada.

    Essencialmente o que eles fazem é utilizar as Cloud Hosting como Digital Ocean, Amazon AWS, Google Cloud, Linode, StackPath e VULTR como hospedagem e fornecem um painel de controle que torna a administração muito mais simples.

    Quer instalar o WordPress, E-commerce, Php ou outro serviço web? Dê alguns cliques do mouse e pronto. Seu site estará no ar em poucos segundos.

    Quer implementar caching? Em poucos cliques do mouse e pronto.

    Quer implementar CDN (Content Delivery Network)? Poucos cliques e pronto.

    Suporte? Sem dúvida! Dos bons ainda. Se preciso for eles investigam os arquivos do seu site para ver se encontra o que pode ser a causa do erro.

    Escalonamento automático do servidor/recursos de hardware? Pode contar.

    Tudo isso você paga um valor fixo a mais que a opção de VPS. Você paga basicamente pelos recursos de hardware que você optar da hospedagem cloud que você escolher mais o suporte.

    Este eu usei por um bom tempo e confesso ter ficado muito satisfeito. Só não continuei usando pois tenho conhecimento técnico suficiente para usar uma VPS com ferramentas que auxiliam a gestão o que reduz consideravelmente os custo hospedagem.

    Alguns bons exemplos são o Kinsta, Cloudways, WP Engine etc.

  • Managed Cloud Hosting (Sob-demanda)
    Esta hospedagem é bem nova. Basicamente seu site fica hospedado na GCC (Google Cloud Computing) e você paga pelo que utiliza, como se fosse uma conta de água, energia, gás, etc.

    O que é bem interessante disso é que eles possuem um sistema de auto-escalonamento, isto, se o seu tráfego aumenta repentinamente, o servidor vai liberar mais banda e recursos computacionais para se adequar a esta mudança e logo que a demanda diminui, o servidor diminui seus recursos e se adequa a nova realdade.

    Isto é ótimo para muitos infoprodutores, pois o mesmos normalmente possuem um grande fluxo de tráfego nos lançamentos e nos primeiros dias de abertura do curso e depois o tráfego cai bruscamente, não precisando pagar por um servidor super caro continuamente.

    Além disso possui outros diferenciais que permitem a construção de uma WaaS (Website As A Service) automatizada com auto geração de certificados SSL, Auto inserção de domínios entre outros.

  • VPS
    Esta hospedagem é bem parecido com a cloud hosting, porém você terá um cPanel que te facilita para adicionar contas de email, criar vários websites, separar seus sites de sites de clientes e também oferecem algum tipo de suporte.
  • Servidor dedicado
    Em resumo, o servidor dedicado pode ter todas as características das hospedagens em nuvem e VPS com a diferença que você terá um hardware totalmente dedicado a você.

Atualmente desconheço outro tipo de hospedagem e creio que falei de maneira geral todas as opções disponíveis no mercado.

E agora, qual hospedagem escolher?

Agora que você já tem uma noção geral dos diferentes tipos de hospedagem você tem mais segurança para poder escolher a que melhor atende as necessidades do seu negócio.

Para facilitar, responda a essas perguntas:

  1. Você tem conhecimento técnico de como instalar/gerenciar servidores?
  2. Você tem tempo/habilidade para gerir o servidor ou alguém que faça por você?

Se você respondeu não para ambas perguntas, vá de hospedagem compartilhada ou managed cloud hosting.

Se você respondeu sim para ambas perguntas, vá de VPS.

Caso tenha respondido sim para primeira pergunta e não para a segunda, você pode utilizar o Plesk, SpinupWP e similares.

Considerações finais

A escolha da hospedagem não precisa ser algo que te tome muito tempo pois muito provavelmente você vai acabar trocando ao longo do tempo, seja por que surgiram alternativas melhores ou por necessidade de upgrade.

O importante é ter em mente o que cada uma das opções pode te oferecer para depois não perder tempo e até dinheiro por uma escolha mal feita.

Se você encontrou valor, não esqueça de compartilhar.

Espero ter te ajudado.

Compartilhar:
Artigo escrito por Fernando Arbex
Fernando é webdesigner, consultor digital e coach apaixonado por tecnologia e desenvolvimento humano. Trabalhando durante anos com a I.T. ele acredita que o caminho para uma sociedade mais harmoniosa e justa será através do uso da tecnologia de maneira inteligente e consciente.

Não perca nenhuma novidade

Post relacionados

Escolha o melhor servidor de hospedagem para o seu negócio
Texto
Plataforma para vender cursos online (LMS, e-learning) para te colocar no 1° lugar do seu nicho.
Texto
Motivação e Autoconfiança
Texto

Mais visualizados

Presto Player é o melhor player de vídeo para WordPress?
Vídeo
Integrando formulários do Elementor com Mautic e demais outros formulários de contato.
Texto
Unlock hidden content in Oxygen Builder
Texto
Motivação e Autoconfiança
Texto

Não perca nenhuma novidade !

Preencha os campos ao lado:

Não perca nenhuma novidade na Road To Fluency!

Recentes de Negócios

Escolha o melhor servidor de hospedagem para o seu negócio
Texto
Plataforma para vender cursos online (LMS, e-learning) para te colocar no 1° lugar do seu nicho.
Texto
Motivação e Autoconfiança
Texto
Por que escolhi fazer o curso Nanodegree de Marketing Digital da Udacity?
Texto

Recentes de Ferramentas

Unlock hidden content in Oxygen Builder
Texto
Integrando formulários do Elementor com Mautic e demais outros formulários de contato.
Texto

Recentes de Reviews

Presto Player é o melhor player de vídeo para WordPress?
Vídeo
Especialista em construção de plataforma de ensino online (e-learning) com rede social própria, interativa e dinamica para infoprodutores, pequenos e grandes negócios.

Fique por dentro das novidades

Copyright © 2021 FernandoArbex.com
envelopeclockcrossmenu